As obras no lago começaram na segunda-feira, dia 19 de fevereiro. A previsão de entrega é daqui a duas semanas. Após a cura do cimento, as comportas serão fechadas e o lago voltará a encher.
Entenda:
7 de janeiro de 2018: A prefeitura foi informada da existência de um vórtice (redemoinho que pode surgir numa corrente de água) próximo a comporta do lago. Imediatamente a equipe de engenharia fez análise in loco e determinou a abertura da comporta de segurança, evitando não só o rompimento total da barragem, mas também o comprometimento estrutural da ponte, localizada na Av. Gilson de Souza.
2º rompimento: É de conhecimento de todos que a mesma barragem já havia passado por um rompimento no ano de 2012. Para resolver o problema, foram realizadas intervenções (cujos projetos não foram localizados no departamento de engenharia). Em uma análise prévia feita pelo departamento, verificou-se que tal intervenção pode ter sido a causa do segundo problema. Isso pode ter ocorrido porque a força de empuxo que a água exerce sobre a barragem, que antes era distribuída em todo paramento, passou a ser pontual, devido à intervenção realizada anteriormente.
Dentro da lei: De acordo com a lei 5.194/66, as alterações do projeto ou plano original só podem ser feitas pelo profissional que o tenha elaborado. Por isso, a prefeitura notificou o engenheiro autor do projeto dando a ele e à empresa responsável pela execução da obra, o prazo de 5 (cinco) dias para prestarem esclarecimentos.
Respostas: Após ser notificado pela prefeitura de Bela Vista, o engenheiro responsável pelo projeto do lago, na gestão anterior, colocou-se à disposição para elaborar o projeto de reparação e pediu prazo de sete dias para a entrega.
Início da obra: Após apresentação do projeto de reparos feito pelo engenheiro responsável inicial, a prefeitura realizou uma pesquisa de preços entre algumas empresas, todas avaliaram in loco a situação do lago e depois enviaram os orçamentos. A empresa ganhadora, Bento Brasil Construtora, está retirando (desde o dia 19 de fevereiro) a camada protetora (pedras) e iniciando as obras de reparos.

Lago Sussuapara

-16.972494930760476, -48.956442906359825