CAMINHADA ENCERRA AS ATIVIDADES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

CAMINHADA ENCERRA AS ATIVIDADES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

A secretaria municipal de Saúde por meio do Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) realizou nesta segunda-feira, 30, uma caminhada como encerramento das atividades desenvolvidas durante a campanha Setembro Amarelo. Crianças, jovens e adultos entre funcionários, estudantes e voluntários saíram do Lago Sussuapara e passaram por alguns Bairros de Bela Vista visitando, entregando panfletos, bottons, laços e divulgando ações de prevenção ao suicídio.
No mês de setembro o tema foi abordado de forma abrangente com apresentação de dados, aspectos sociais, culturais, enfatizando a importância de acolher pessoas com depressão. O assunto também foi discutido nos grupos de Saúde Emocional das UBS e nos grupos de Saúde Coletiva abrangendo também a população das Regiões Rurais. A Campanha Setembro Amarelo visa a valorização da vida e a redução de ideação suicida, violência autoprovocada, autoagressão e suicídios consumados.
É importante ressaltar os principais fatores de risco: tentativas anteriores, abuso de álcool e drogas, desemprego, histórico na família, estresse continuado, e meios de fácil acesso.