CAPACITAÇÃO E UNIÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES SÃO DEBATIDOS EM PALESTRA

Foi realizada nesta segunda-feira (10), no Centro de Desenvolvimento Econômico (CDE), uma palestra gratuita aberta a toda a comunidade sobre agricultura familiar. A iniciativa foi uma parceria da Prefeitura de Bela Vista, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e do Senar Goiás.

No evento, o palestrante, instrutor Eduardo Henrique da Silva Morais, médico veterinário, salientou que o principal segredo para o sucesso do agricultor familiar é a capacitação. “Ele pode até não ter uma educação formal, mas é importante que se capacite para lidar com as questões inerentes à atividade”, observa. Outros pontos importantes que ganharam destaque foram os programas e financiamentos disponíveis e a importância da união entre os produtores. “Compra-se mais barato, vende-se mais, enfim, o diálogo e união dos produtores é uma condição determinante para o sucesso da atividade”, finaliza o profissional.

A prefeita Nárcia Kelly, que estava na palestra, incentivou os produtores a se organizarem para a venda de produtos para o município, que compra 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar. O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, José Francisco Teles, pontuou que esse tipo de capacitação faz parte do plano de governo e do Programa Mais Produtividade no Campo, que já vem sendo desenvolvida no município e cujas atividades atividades seguirão ao longo de 2020.